Mini Tênis de Quadra
1) Quadra
• Dimensões: ~12 a 18 m de comprimento × 6 a 8 m de largura (ajustado por idade).
• Montagem: pode ser demarcada em quadras tradicionais com fitas, cones ou linhas adesivas.
• Configuração alternativa: jogo transversal em quadra oficial.
2) Rede
• Altura: ~80 a 90 cm.
• Tipo: rede portátil ou fita elástica.
3) Raquetes (por faixa etária)
• 4 a 6 anos: 43–49 cm.
• 7 a 8 anos: 50–58 cm.
• 9 a 10 anos: 58–63 cm.
• Orientação geral: raquetes menores e mais leves, proporcionais à idade.
4) Bolas (baixa compressão)
• Vermelha: ~75% mais lenta (espuma ou feltro) – iniciantes.
• Laranja: ~50% mais lenta – nível intermediário.
• Verde: ~25% mais lenta – transição para tênis tradicional.
5) Saque
• Execução: por baixo ou por cima.
• Tentativas: 2 chances para acertar o saque.
• Posicionamento: atrás da linha de base adaptada.
6) Pontuação (formatos sugeridos)
• Set curto: 1 set até 4 games, sem vantagem.
• Rally games: até 7 ou 10 pontos corridos.
• Alternativa pedagógica: contagem simples (1, 2, 3…) em vez de 15–30–40.
7) Regras simples de jogo
• Quique: bola pode quicar uma vez antes de ser rebatida.
• Convivência: incentivo ao fair play e à compreensão básica das regras.
• Arbitragem: geralmente feita por instrutores/monitores.
8) Benefícios pedagógicos do mini tênis
• Desenvolve coordenação, agilidade e percepção espacial.
• Estimula o gosto pelo esporte desde cedo.
• Respeita o estágio de desenvolvimento físico e cognitivo.
• Abordagem lúdica: “aprender jogando”, com diversão e participação.
Entrega de kits (retirada)
Mini Tênis de Quadra
1) Quadra
• Dimensões: ~12 a 18 m de comprimento × 6 a 8 m de largura (ajustado por idade).
• Montagem: pode ser demarcada em quadras tradicionais com fitas, cones ou linhas adesivas.
• Configuração alternativa: jogo transversal em quadra oficial.
2) Rede
• Altura: ~80 a 90 cm.
• Tipo: rede portátil ou fita elástica.
3) Raquetes (por faixa etária)
• 4 a 6 anos: 43–49 cm.
• 7 a 8 anos: 50–58 cm.
• 9 a 10 anos: 58–63 cm.
• Orientação geral: raquetes menores e mais leves, proporcionais à idade.
4) Bolas (baixa compressão)
• Vermelha: ~75% mais lenta (espuma ou feltro) – iniciantes.
• Laranja: ~50% mais lenta – nível intermediário.
• Verde: ~25% mais lenta – transição para tênis tradicional.
5) Saque
• Execução: por baixo ou por cima.
• Tentativas: 2 chances para acertar o saque.
• Posicionamento: atrás da linha de base adaptada.
6) Pontuação (formatos sugeridos)
• Set curto: 1 set até 4 games, sem vantagem.
• Rally games: até 7 ou 10 pontos corridos.
• Alternativa pedagógica: contagem simples (1, 2, 3…) em vez de 15–30–40.
7) Regras simples de jogo
• Quique: bola pode quicar uma vez antes de ser rebatida.
• Convivência: incentivo ao fair play e à compreensão básica das regras.
• Arbitragem: geralmente feita por instrutores/monitores.
8) Benefícios pedagógicos do mini tênis
• Desenvolve coordenação, agilidade e percepção espacial.
• Estimula o gosto pelo esporte desde cedo.
• Respeita o estágio de desenvolvimento físico e cognitivo.
• Abordagem lúdica: “aprender jogando”, com diversão e participação.
Entrega de kits (retirada)